Dojo é o recinto adequado em que se pratica o Karate e qualquer outra Arte Marcial japonesa. Significa local de aprimoramento do ser humano na busca da unidade do corpo, da mente e do espírito. Herrigel, no seu livro A Arte cavalheiresca do arqueiro zen, o descreveu como “Lugar de Iluminação”.
Neste ambiente, uma das paredes é considerada a parte nobre -o kamiza- destinada aos quadros do Mestre ou dos Mestres. E é voltado nesta direção, que no inicio e no término das aulas, sentados no modo japonês (seiza), nos inclinamos conjuntamente em atitude de reverência.
A primeira saudação é realizada sob o comando da palavra shomeini-rei, todos se curvam como reconhecimento da importância e a grandeza dos mestres que através da sua dedicação tornou-se possível que o karate se mantivesse até os dias de hoje. Em seguida, os alunos dirigem a reverencia ao Sensei (professor), para isto é dito senseini-rei.
Este procedimento faz parte da tradição marcial japonesa que preza muito a etiqueta. Mestre Funakoshi afirmava que o Karate-Do inicia e termina com a saudação. Nesta afirmação está implícita a questão do respeito, da cortesia, da delicadeza, da lealdade, da ética, indispensáveis à boa formação do caráter do ser humano.
A importância da saudação
Levando-se em conta o Dojo como um local sagrado, a saudação proporciona ao karateca um treinamento livre das distrações, e o mais importante, tendo a percepção e o domínio dos sentimentos e emoções que interferem no seu desenvolvimento como a preguiça, o desânimo, a inconstância, a impaciência e a arrogância. A saudação não pode ser feita destituída de uma consciência profunda do significado real, senão torna-se algo mecânico, rígido, uma mera formalidade.
Mas o mais importante, uma vez que a prática do Karate proporciona o aumento da autoconfiança, é que através da saudação, o indivíduo reforça o sentimento de respeito ao outro ser humano, contendo de forma consciente atos de violência, tão comum na sociedade dos tempos atuais.
Vemos, então que a saudação interfere profundamente na psique do indivíduo. A maneira como a pessoa reverencia traz a informação de como é a sua personalidade: impaciente, agressiva, tímida, agitada, serena, desleixada, responsável etc.
A forma e as finalidades das saudações
A saudação, além das características citadas, deve ser realizada a partir de uma sincronização entre a respiração e o gesto. Assim, recomenda-se no instante anterior ao da saudação, inspirar. E o tronco ao se curvar para frente, expirar. No momento em que o tronco retorna à vertical inspira-se novamente, podendo a expiração seguinte servir para a execução imediata de uma técnica, seja de ataque ou de defesa. A descrição respiratória é válida tanto para a saudação em pé ou sentada.
Existem varias formas e finalidades na saudação. Existe aquela em que saudamos a nós mesmos, no sentido de conectarmos mentalmente com nós mesmos, despertando o nosso mestre interior. Outra, quando adentramos ao Dojo, reconhecendo o espaço sagrado do lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário